Pular para o conteúdo principal

Dia 02 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

Dia 02 - Aprendendo as linguagens do amor

Amados, visto que Deus tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Mas, se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor chega, em nós, à expressão plena. 1 JOÃO 4.11-12

Minhas pesquisas indicam que existem cinco linguagens básicas do amor:

Palavras de afirmação: usar palavras positivas para incentivar quem você ama.

Presentes: dar presentes que mostrem que você estava pensando na pessoa. 

Atos de serviço: fazer algo que você sabe que a outra pessoa aprecia.

Tempo de qualidade: dar atenção completa.

Toque físico: segurar as mãos, beijar, abraçar, colocar as mãos no ombro ou qualquer outro toque positivo.

Todos nós temos uma linguagem do amor predominante. Uma dessas cinco linguagens nos fala de modo mais profundo que as outras. Você sabe qual é a sua linguagem do amor? Sabe qual é a do seu cônjuge?

Muitos casais amam sinceramente um ao outro, mas não comunicam seu amor de maneira e ciente. Se você não fala a principal linguagem do amor de seu cônjuge, talvez ele não se sinta amado, mesmo quando você estiver demonstrando amor de outras maneiras.

A Bíblia deixa claro que precisamos amar uns aos outros como Deus nos ama. O apóstolo João escreveu que o amor de Deus pode chegar à “expressão plena” em nós. Se isso é verdade para a igreja em geral, é uma verdade muito maior para o casal! Descobrir como a pessoa a quem você ama se sente amada é um passo importante para expressar amor de maneira eficaz.

ORAÇÃO: Pai, ajuda-me a estudar meu cônjuge. Quero saber como expressar melhor meu amor. Peço-te que me dês sabedoria à medida que eu procuro descobrir qual é a linguagem do amor da pessoa a quem amo.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários