Pular para o conteúdo principal

Dia 04 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

 

Dia 04 - Revelando-se no casamento

O SENHOR faz justiça e defende a causa dos oprimidos. Revelou seus planos a Moisés e seus feitos, aos israelitas. SALMOS 103.6-7

O que você sabe sobre a arte da autorrevelação? Tudo começou com Deus. Ele se revelou a nós por meio dos profetas, das Escrituras e, de maneira suprema, por meio de Cristo. Como os versículos acima mencionam, ele se revelou aos antigos israelitas por meio dos atos que realizou. Eles o viram guiando-os para fora do Egito, rumo à terra prometida, e conforme viam tais feitos foram aprendendo sobre ele. Se Deus não tivesse escolhido a autorrevelação, não o conheceríamos.

O mesmo princípio é verdadeiro no casamento. A autorrevelação nos permite conhecer as ideias, os desejos, as frustrações e as alegrias um do outro. Para resumir, é a estrada que leva à intimidade. Sem autorrevelação não há intimidade. Sendo assim, como aprendemos a arte da autorrevelação?

Você pode começar aprendendo a falar por si mesmo. Os especialistas em comunicação costumam explicar isso como o uso de declarações do tipo “eu” em lugar de declarações do tipo “você”. Por exemplo: “Eu estou desapontada por você não ir ao jantar de aniversário de minha mãe” é muito diferente de “Você me desapontou de novo por não ir ao jantar de aniversário de minha mãe”. Quando se concentra em sua reação, você revela suas próprias emoções. Concentrar-se nas ações da outra pessoa estabelece culpa. Declarações do tipo “você” incentivam discussões. Declarações do tipo “eu” incentivam a comunicação.

ORAÇÃO: Pai, ajuda-me a ter em mente que revelar mais de mim mesmo é o primeiro passo rumo a uma maior intimidade com a pessoa a quem amo. Obrigado por te revelares a nós, e dá-me a coragem para mostrar mais de mim mesmo a meu cônjuge.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários