Pular para o conteúdo principal

Dia 05 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

 Dia 05 - Expressando sentimentos

Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu. […] Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de entristecer, e tempo de dançar. ECLESIASTES 3.1,4 

Algumas pessoas se perguntam por que haveriam de compartilhar seus sentimentos com o cônjuge. A verdade é que, se você não os compartilhar abertamente, é muito provável que seus sentimentos se mostrarão, de um modo ou de outro, por meio de seu comportamento. Contudo, a pessoa a quem você ama não terá a mínima ideia da razão pela qual você está se comportando daquele modo. É nesse momento que você ouve a famosa pergunta: “Há algo errado?”. Seu cônjuge sabe que alguma coisa está errada, mas não sabe o quê. 

As emoções são uma parte natural da vida. O rei Salomão escreveu em Eclesiastes que há um tempo para tudo, incluindo alegria e tristeza, pranto e festa. Todos os sentimentos têm lugar em nossa vida, e muitos deles dizem muito sobre nós. Em sua maior parte, estão ligados a alguma experiência que tivemos no passado ou que estamos vivenciando agora. Da próxima vez que se sentir desapontado, pergunte a si mesmo: “O que provocou meu desapontamento?”. Então tente compartilhar seja o que for com seu cônjuge.

Revelar sentimentos permite que seu cônjuge saiba o que está se passando dentro de você — o que você está sentindo e por quê.

Você pode dizer, por exemplo: “Estou irritado comigo mesmo porque cheguei em casa tarde na noite passada e perdemos nossa caminhada no parque”. Tais palavras podem incentivar seu cônjuge a dizer: “Também estou desapontada. Quem sabe possamos caminhar na quinta-feira à noite”. Revelar seus sentimentos cria uma atmosfera de intimidade e confiança.

ORAÇÃO: Senhor, para mim nem sempre é fácil expressar emoções. Ajuda-me a lembrar que guardar meus sentimentos faz que meu cônjuge tente adivinhar a razão de eu estar agindo de determinada maneira. Peço-te que me dês coragem para contar o que estou sentindo. Que isso possa nos aproximar.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários