Pular para o conteúdo principal

Dia 06 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

 

Dia 06 - Compartilhando desejos

A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o sonho realizado é árvore de vida. PROVÉRBIOS 13.12

Nos últimos dias, ao falar sobre revelar-se a si mesmo, analisamos o compartilhamento de experiências e sentimentos. Hoje quero conversar sobre o compartilhamento de desejos. A falha em compartilhar desejos é fonte de muitos desentendimentos e frustrações em qualquer relacionamento romântico. Esperar que seu par satisfaça desejos seus que não foram expressos é pedir o impossível, o que leva à inevitável decepção. Se, por exemplo, você quer que seu cônjuge faça alguma coisa especial no dia do seu aniversário, então manifeste esse desejo. Não espere que a outra pessoa leia sua mente.

Em Provérbios 13.12, o rei Salomão verbalizou, num quadro extraordinário, desejos satisfeitos e não satisfeitos. Naturalmente nem todos os nossos desejos comuns chegam a entristecer nosso coração se não forem cumpridos, mas a ideia básica é que, quando anseios bons e saudáveis são satisfeitos, o resultado só pode ser a alegria. Por que você não faria isso por seu cônjuge? E por que seu cônjuge não faria isso por você?

Fazer que seu cônjuge saiba o que você quer é parte fundamental da autorrevelação. Várias declarações revelam desejos: “Quero…”, “Gostaria que…”, “Sabe o que me deixaria muito feliz?” ou “Estou com vontade de…”. Se você expressar seus desejos, seu cônjuge terá a oportunidade de realizá-los. Você não está exigindo; está apenas pedindo. Não é possível controlar as decisões do outro, mas você pode expressar com clareza aquilo pelo que anseia. É um passo rumo à intimidade.

ORAÇÃO: Pai, ajuda-me a comunicar meus desejos de maneira mais aberta. Não quero exigir, mas quero revelar mais de mim mesmo, e as coisas que guardo no coração, à pessoa a quem amo. Peço-te que abençoes nosso relacionamento à medida que nos esforçamos para satisfazer os anseios um do outro.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários