Pular para o conteúdo principal

Dia 07 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

Dia 07 - Explicando o comportamento

Ó SENHOR , tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito. Sabes quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe, conheces meus pensamentos. […] Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim; é grande demais para eu compreender! SALMOS 139.1-2,6

O trecho acima é um dos mais queridos das Escrituras porque revela que Deus nos conhece por dentro e por fora. Ele conhece os pensamentos, os sentimentos e a razão de fazermos o que fazemos.

Não somos capazes de entender esse nível de compreensão, quanto mais reproduzi-lo. Por isso a autorrevelação é tão importante para um casal.

Já conversamos sobre o compartilhamento de desejos e emoções, mas é importante falar também sobre nosso comportamento. Seu cônjuge pode observar seu comportamento, mas não interpretá-lo corretamente a não ser que você o explique. Minha esposa, por exemplo, pode observar que “pesquei” enquanto ela falava comigo. Seria bom dizer a ela algo como: “Cochilei enquanto você falava. Sinto muito. Tomei um comprimido para dor de cabeça e ele me deixou sonolento. Não significa que não quero ouvir o que você tem a dizer”. Essa explicação a ajudará a entender corretamente meu comportamento.

Explicar seu comportamento antecipadamente também pode ser útil. “Planejo cortar a grama assim que voltar do jogo. Tudo bem?

Amo você.” Agora ela não precisa passar a tarde inteira angustiada com a grama alta enquanto você pratica esporte. Ela sabe o que você pretende fazer.

Revelar algum comportamento passado também pode fornecer informações valiosas a seu cônjuge. “Passei hoje numa loja de móveis e vi um dormitório. Gostei muito dele e acho que está num preço bom. Gostaria que você desse uma olhada.” Explicar o que você fez em relação a uma decisão ou a um pedido ajuda seu cônjuge a processar a informação corretamente. Tudo isso promove o entendimento e a intimidade que vocês podem ter como casal.

ORAÇÃO: Senhor Jesus, obrigado por nos conheceres por completo e nos amares assim mesmo. Ajuda-nos, como casal, a ter o desejo de conhecer mais profundamente um ao outro. Peço-te que nos dês ânimo à medida que aprendemos a falar sobre nosso comportamento.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários