Pular para o conteúdo principal

Dia 08 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

Dia 08 - Onde começa a mudança

[Jesus disse:] Por que você se preocupa com o cisco no olho de seu amigo enquanto há um tronco em seu próprio olho? […] Primeiro, livre- se do tronco em seu olho; então você verá o suficiente para tirar o cisco do olho de seu amigo. MATEUS 7.3,5

Como conselheiro de casais, cheguei a uma conclusão: todo mundo quer que seu cônjuge mude. “Poderíamos ter um bom casamento se ele me ajudasse mais com as coisas da casa.” “Nosso casamento seria muito bom se ela se dispusesse a fazer sexo mais de uma vez por mês.” Ele quer que ela mude, e ela quer que ele mude. O resultado? Ambos se sentem acusados e ressentidos.

As palavras de Jesus no capítulo 7 de Mateus ilustram vividamente o problema. Achamos que vemos com clareza as falhas dos outros e nos empenhamos em tentar corrigi-las. Mas o fato é que nosso próprio pecado nos cega. Se ainda não tratamos nossas próprias falhas, não há por que criticar as de nosso cônjuge.Existe uma saída melhor: comece com você mesmo. Admita que não é perfeito. Confesse algumas de suas falhas mais óbvias a seu cônjuge e reconheça que quer mudar. Peça uma sugestão por semana sobre como poderia ser um marido ou uma esposa melhor.

Faça mudanças, dando o melhor de si. A probabilidade de seu cônjuge corresponder é enorme.

ORAÇÃO: Pai, é muito mais fácil concentrar-me nas falhas de meu cônjuge do que lidar com as minhas. Peço-te que me dês coragem para olhar para mim mesmo com honestidade. Ajuda-me a tentar mudar hoje algo que me transforme num parceiro conjugal melhor.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários