Pular para o conteúdo principal

Dia 09 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

Dia 09 - Dando meia-volta

Naqueles dias, João Batista apareceu no deserto da Judeia e começou a anunciar a seguinte mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo. […] Provem por suas ações que vocês se arrependeram”. MATEUS 3.1-2,8

Uma mulher me disse recentemente: “Meu marido e eu temos as mesmas velhas discussões sobre os mesmos velhos assuntos.

Estamos casados há trinta anos, e estou cansada das desculpas que ele dá. Quero que ele mude”. Essa mulher queria que o marido se arrependesse. A palavra arrependimento significa “dar meia-volta”. No contexto do pedido de desculpas, significa lamentar profundamente a dor que o comportamento causou e optar por mudá-lo.

João Batista pregou dizendo que as pessoas precisavam se arrepender — dar meia-volta, afastar-se de seus pecados e voltar-se para Deus. Quando começou seu ministério, a mensagem de Jesus era a mesma. Como vemos no ver sículo 8, a prova da mudança do coração está nas ações. Quando Cristo controla o coração, não nos alegramos por repetir os velhos pecados. Em vez disso, buscamos ajuda divina para mudar nosso modo de agir.

Quando ferimos o cônjuge, devemos reconhecer que aquilo que fizemos é errado e que não basta pedir desculpas para acertar as coisas. Também precisamos elaborar um plano para mudar as ações de modo que não voltemos a ferir a pessoa a quem amamos.

Haveria razão para não fazê-lo no relacionamento mais íntimo? O arrependimento é parte vital de um genuíno pedido de desculpas.

ORAÇÃO: Senhor, sei que preciso fazer mais do que apenas pedir desculpas. Preciso afastar-me de meus padrões errados de relacionamento com a pessoa a quem amo. Quero mudar, mas preciso da tua ajuda. Dá-me força para me arrepender.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários