Pular para o conteúdo principal

Dia 11 - Devocional para Casais - Comunicação Saudável na prática

Dia 11 - Desculpas e deficientes

Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia. PROVÉRBIOS 28.13

Desculpas e cientes exigem uma disposição de mudar o comportamento. O texto de Provérbios 28.13 deixa claro que não podemos esperar um bom resultado quando não admitimos nossos erros — seja diante de Deus, seja diante do cônjuge. Mas quando de fato admitimos (“confessar”) as coisas perturbadoras que fazemos e elaboramos um plano para deixar de fazê-las (“abandonar”), o perdão se torna possível.

Lembro-me de Joel, cuja esposa, Joyce, era extremamente negativa. O que quer que Joel fizesse, Joyce sempre discordava dele. Em nossas sessões de aconselhamento, descobri que Joyce via tudo como bom ou ruim, certo ou errado. 

Assim, ao discordar de Joel, a questão não era uma simples diferença de opinião: a ideia dele só podia estar errada.

Levou um tempo, mas, por fim, Joyce desculpou-se por sua atitude negativa e criou um plano para mudá-la. Ela aprendeu a dizer: “Essa é uma maneira interessante de ver a questão”, ou “Posso levar isso em consideração”. Aprendeu a expressar suas ideias como opiniões em vez de dogmas. Aprendeu a dizer: “Minha visão sobre isso é…”. 

Joel perdoou Joyce tranquilamente quando viu que ela estava de fato tentando mudar. Desculpas e cientes podem salvar casamentos.

ORAÇÃO: Deus, é difícil admitir meus padrões errados, mas sei que feri meu cônjuge da mesma maneira repetidas vezes. Peço-te que me dês coragem para confessar esses erros e abandoná-los. E quando a pessoa a quem amo fizer o mesmo, ajuda-me a ministrar graça e perdoar.

Copyright © 2009 - Publicado originalmente por Tyndale House Publishers, Carol Stream, Illinois, EUA. Todos os Direitos Reservados

Comentários