[Josué disse:] “Portanto, temam o SENHOR e sirvam-no de todo o coração. Lancem fora os ídolos que seus antepassados serviam quando viviam além do Eufrates e no Egito. Sirvam somente ao SENHOR”. JOSUÉ 24.14
A maioria das mulheres tem uma necessidade emocional de segurança. É primeiramente uma necessidade física — estar livre de perigos dentro e fora de casa —, mas sua maior necessidade de segurança é em geral a certeza de que o marido está comprometido com ela.
O marido que ameaça a esposa com o divórcio ou faz comentários casuais como: “Você estaria melhor com outra pessoa”, ou “Acho que vou procurar outra pessoa” está fazendo um jogo doentio.
Enquanto conduzia os israelitas à terra prometida, Josué os desafiou a se dedicarem completamente ao Senhor. Não poderiam mais servir ao Deus de Israel e ainda tentar adorar seus antigos ídolos. Eles precisavam fazer uma escolha. Enfrentamos uma questão similar no âmbito do casamento. Colocaremos de lado quaisquer pensamentos ou comentários sobre divórcio e nos dedicaremos plenamente ao cônjuge?
O marido sábio fará todos os esforços para comunicar à esposa que, aconteça o que acontecer, ele estará com ela. Se houver desacordos, ele se comprometerá a ouvir, entender e buscar uma solução. Se ela sofrer dor física ou emocional, ele estará ao lado dela. Toda esposa deve ser capaz de dizer: “Sei que meu marido está comigo, não importa o que aconteça. Ele está comprometido com nosso casamento”. Todo marido precisa do mesmo compromisso por parte da esposa.
ORAÇÃO: Senhor Deus, sei que preciso estar totalmente comprometido com meu cônjuge. Ele é um presente que tu me deste e pelo qual sou grato. Ajuda-me a mostrar comprometimento por meio de palavras e ações, para que ele se sinta seguro com o apoio que eu lhe der.
Comentários