Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis, afim de que tenham a resposta certa para cada pessoa. COLOSSENSES 4.6
Identifiquei cinco níveis de comunicação que ocorrem num relacionamento. Você pode imaginar esses cinco níveis como cinco degraus ascendentes, cada um levando a um nível mais alto de comunicação. Hoje começaremos com o primeiro degrau, o mais inferior. Chamo este nível de conversa de corredor, porque é o tipo de conversa que se tem ao cruzar com alguém num corredor.
Por exemplo:
— Oi, como vai?
— Bem, e você?
— Tudo bem, obrigado.
Nesse momento, vocês já passaram um pelo outro e a conversa acabou.
Esse nível de comunicação é comum no casamento, mas raramente é satisfatório. Vários anos atrás, uma jovem esposa cujo marido era piloto de avião me disse: “Meu marido fica fora três dias e depois passa três dias em casa. Essa é sua escala de trabalho. Ele chega em casa, depois de ter passado três dias fora, e pergunto: ‘Como foram as coisas?’. Ele diz: ‘Bem’. Três dias e depois passa três dias em casa. Essa é sua escala de trabalho. Ele chega em casa, depois de ter passado três dias fora, e pergunto: ‘Como foram as coisas?’. Ele diz: ‘Bem’. Três dias separados e tudo o que ele diz é: ‘Bem’”.
Você consegue entender a frustração dela? Alguns casais passam dias falando um com o outro apenas nesse nível; não é surpresa alguma que não tenham intimidade no relacionamento. Em Colossenses 4.9, Paulo descreve como deve ser nosso falar. A expressão “temperado com sal”, usada em versões mais antigas, implica que a comunicação entre o casal não deve ser insípida e banal, mas significativa. Sem isso, não ficaremos satisfeitos.
Nos próximos dias analisaremos os outros degraus da escada da comunicação.
ORAÇÃO: Pai, perdoa-me pelas vezes que fico tão perdido no meu próprio mundo a ponto de dispensar a meu cônjuge apenas uma conversa inexpressiva. Ajuda-nos a ter uma comunicação mais rica e profunda.
Comentários