Pular para o conteúdo principal

Como ajudar sua família a olhar para trás e celebrar o ano

 

Como você normalmente termina seu ano?

Você tem tradições familiares ou hábitos regulares para olhar para trás e reconhecer tudo o que você vivenciou e as maneiras pelas quais você cresceu? Você celebra o que Deus fez?

Sempre tenho ótimas intenções de ter um tempo de reflexão significativo na véspera de Ano Novo, mas, honestamente, isso raramente acontece.

Alguns anos é porque as crianças estavam irritadas e todos nós fomos dormir cedo; outros anos estávamos muito ocupados jogando e rindo com os amigos. Alguns anos era simplesmente porque eu não tinha energia para liderar a iniciativa. 

No entanto, o que comecei a fazer em vez de uma boa véspera de Ano Novo de coração para coração é dar aos meus filhos a semana depois do Natal, antes da véspera de Ano Novo, para refletir. Sim, com crianças pequenas, essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Posso incluir pequenos subornos para incentivá-los a terminar, se necessário! 

A importância de olhar para trás

Na cultura sempre ocupada e barulhenta em que vivemos, reservar um tempo para refletir sobre nossas vidas, sobre nós mesmos e sobre tudo o que está acontecendo ao nosso redor é um hábito muito importante a ser desenvolvido. Desacelerar nos oferece uma oportunidade de reconhecer o que podemos ter feito rápido demais para perceber. O fim do ano é um ótimo momento para fazer isso, embora se for o único momento, esqueceremos muito do que vale a pena lembrar. 

Queremos estar cientes dos lugares em que nos tornamos ocupados, mas não propositais ou, por outro lado, onde caímos na complacência ou ficamos sem objetivo. Mas também queremos reconhecer a beleza e a bênção ao nosso redor.

Ver começa com notar, e notar começa com desacelerar. Então desaceleramos para notar as maneiras como Deus está trabalhando, as respostas que Ele está dando, os caminhos pelos quais Ele está nos guiando. Desaceleramos para lembrar, saborear e agradecer.

Uma maneira de lembrarmos regularmente é por meio de nossos cartões de Natal. Todo ano, nossa família reúne os cartões de Natal que recebemos e os junta para guardar para o ano seguinte, e todo.s.ano, a parte favorita da decoração de Natal da minha filha é tirar os cartões de Natal dos anos anteriores e olhar todos os bilhetes, fotos e cartões. Ela passa o dia inteiro folheando as coleções de cartões! Lembrar de amigos e familiares e dos destaques de seus anos traz tanta alegria e boas lembranças. Então é isso que começamos a fazer com nossas Retrospectivas de Fim de Ano.

Uma geração louvará as tuas obras à outra, e declarará os teus feitos poderosos. No glorioso esplendor da tua majestade, e nas tuas obras maravilhosas, meditarei. Eles falarão do poder dos teus feitos terríveis, e eu declararei a tua grandeza. Salmo 145:4-6

Como você lembra e celebra o ano da sua família?

Fonte: https://forthefamily.org/

Comentários

Agende sua Terapia de Casal online!
A primeira sessão é gratuita!