[O amor] não exige que as coisas sejam à sua maneira. Não é irritável, nem rancoroso. Não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade. 1 CORÍNTIOS 13.5-6
Hoje chegamos ao ápice da comunicação. Chamo esse nível de conversa honesta porque ele permite que falemos a verdade em amor. Somos honestos, mas não condenamos; somos abertos, mas não exigimos que as coisas sejam do nosso jeito. A conversa honesta dá a cada um a liberdade de pensar e sentir de maneiras diferentes. Tentamos entender um ao outro e procurar maneiras de crescer juntos apesar das diferenças. Esse tipo de comunicação espelha parte da definição de amor apresentada por Paulo em 1 Coríntios 13. Quando falamos honestamente, estamos sendo gentis, alegrando-nos com a verdade e não buscando os próprios interesses. Nossos mais elevados objetivos são amor e intimidade mais profundos.
Se isso lhe parece fácil, deixe-me dizer que não é. Se soa impossível, quero garantir que também não é. Embora seja fato que muitos casais experimentam pouca comunicação nesse nível, mais e mais casais estão descobrindo que, com a ajuda de Deus, a comunicação aberta e amorosa leva a um senso mais profundo de intimidade no casamento.
Muitas vezes, esse tipo de comunicação melhora quando o casal participa de algum grupo de ajuda conjugal que se reúne regularmente e ajuda a desenvolver habilidades de comunicação.
Considere a ideia de procurar um grupo como esse na sua igreja ou comunidade. Junte-se a ele e suba na escada da comunicação.
ORAÇÃO: Pai, obrigado por essa imagem da comunicação amorosa. Ajuda-me a ter uma comunicação honesta hoje. Que eu possa ser franco, paciente e amoroso ao conversar com meu cônjuge.
Comentários