Quem planeja bem e trabalha com dedicação prospera; quem se apressa e toma atalhos fica pobre. PROVÉRBIOS 21.5
A palavra orçamento assusta alguns casais que não querem se sentir presos. O fato é que eles já estão. O orçamento é simplesmente um plano para lidar com o dinheiro. O plano de algumas pessoas é gastá-lo no mesmo dia em que o recebem. As lojas ficam abertas até tarde para ajudá-las a fazer isso. O plano de outras é gastar o dinheiro antes mesmo de recebê-lo. Tudo o que precisam fazer é pagar uma quantia por mês. Os dois métodos podem trazer estresse ao casamento. A pergunta não é: “Vocês têm um orçamento?”, mas “Vocês poderiam ter um orçamento melhor?”.
O rei Salomão fez uma sábia observação no versículo acima. Não creio que ele esteja dizendo que a riqueza está ao alcance de qualquer um que faça planos. Creio, isto sim, que ele está declarando um fato da vida: se você planejar e fazer escolhas calculadas, os resultados serão melhores do que se tão somente seguir o fluxo da correnteza. Isso é certamente válido para nossas finanças. Planejar faz parte da boa administração e revela sabedoria no uso de recursos.
Se vocês nunca colocaram seu orçamento no papel, sugiro que não o façam hoje. Em vez disso, façam um acompanhamento por dois meses. Registrem todo dinheiro que ganharam e onde ele está sendo gasto, todas as contribuições e quanto conseguiram guardar. Ao final dos dois meses, terão seu orçamento no papel ou pelo menos um registro dos gastos nos últimos dois meses.
Então poderão examiná-lo e perguntar: “Gostamos de nosso orçamento? Se continuarmos nesse plano, onde estaremos em dois meses?”.
Se não gostarem da maneira como têm despendido seu dinheiro, então poderão mudá-la juntos. Um orçamento funcional é um bem muito valioso para um casamento saudável.
ORAÇÃO: Senhor Jesus, é impressionante perceber como o dinheiro pode escorregar por entre os dedos se não formos cuidadosos. Queremos ser melhores administradores daquilo que nos deste. Peço-te que nos concedas a disciplina para fazer e cumprir um orçamento inteligente.
Comentários