Orar pelo seu casamento é importante. Toda vez que você e seu cônjuge oram um pelo outro, grandes coisas acontecem no seu relacionamento.Meu marido estava invadindo meu tempo com Deus, e eu não gostava disso.
Por dez anos, eu tinha levantado cedo todas as manhãs para ler a Bíblia e orar. Como meu marido, Don, preferia dormir até mais tarde, o momento era perfeito. Antes de Don acordar, antes do telefone começar a tocar, antes do meu dia ocupado começar, eu podia me concentrar exclusivamente em Deus.
Eu memorizei versículos das Escrituras. Orei por amigos que estariam acordando para um dia cheio de tristeza ou doença. Raramente comecei um dia sem pedir a Deus para tirar minha vontade e substituí-la pela Dele.
Saboreei meu tempo tranquilo e ininterrupto com Deus até que uma manhã, olhei para cima e vi Don entrando na sala. Com os olhos mal abertos, ele anunciou que queria se juntar à minha prática matinal.
Tentei esconder meu choque e decepção. Isso tem que ser um capricho , pensei. Não vai durar.
Devoções e orações em conjunto — experimentando
Na manhã seguinte, fizemos um teste. Contei a Don o que eu geralmente fazia durante esse tempo. Ele me deu um sinal de positivo, se esticou no sofá e prontamente adormeceu antes mesmo que eu terminasse de ler as Escrituras.
Eu esperava que Don me dissesse que isso não ia dar certo. Ao mesmo tempo, eu me sentia culpada pela minha atitude relutante. Eu sabia que havia outras esposas que adorariam compartilhar um momento como esse com seus maridos.
Depois das primeiras manhãs, Don evitou o sofá. Mas mesmo quando estava sentado em uma cadeira, às vezes ele adormecia quando era minha vez de orar. Como Don tinha muita dificuldade para ficar acordado, decidimos tomar café da manhã primeiro. Depois da refeição, Don estava alerta e pronto para participar.
Uma mudança de coração
O que eu pensei que duraria apenas alguns dias já dura mais de 30 anos. Don e eu começamos nosso tempo juntos lendo a Bíblia. Às vezes, usamos livros devocionais, mas na maioria das vezes, simplesmente lemos e discutimos as Escrituras. Contamos um ao outro sobre nossos planos para o dia. Discutimos as necessidades de nossos amigos, igreja e nação, anotando os pedidos em um caderno de orações. Quando as orações são respondidas, escrevemos TYL (Thank You, Lord) pelos nomes registrados.
Passamos muito tempo orando pela proteção de Deus para nossas filhas e suas famílias. Muitas vezes usamos uma oração baseada em Colossenses 1:9-10 : “Senhor, pedimos que ajudes nossos filhos e suas famílias a entender o que queres que eles façam. Pedimos que os tornes sábios sobre coisas espirituais. Pedimos que a maneira como vivem sempre te agrade e honre, para que façam coisas boas e gentis para os outros enquanto aprendem a te conhecer cada vez melhor. Também oramos para que sejam cheios de Tua força poderosa e gloriosa, para que continuem em frente, não importa o que aconteça — sempre cheios da alegria do Senhor.”
Em retrospectiva…
Ao orar juntos no casamento, às vezes, meu marido me surpreende dizendo a Deus o quanto ele me ama. Eu ouço sua preocupação genuína por mim — uma preocupação que nem sempre aparece de outras maneiras. Algumas manhãs, enquanto Don está orando, sou dominada pela profundidade de seu amor por mim. Silenciosamente, peço a Deus que me faça digna de tal amor.
Juntos, descobrimos um dos segredos mais ignorados para um casamento forte: ir juntos à presença de Deus para orar e ler Sua Palavra.
Em retrospectiva, agora vejo que foi Deus, não Don, que se intrometeu em minhas manhãs tranquilas tantos anos atrás. Nosso Pai todo-sábio sabia que esses momentos juntos não apenas nos aproximariam mais Dele, mas também nos ajudariam a crescer mais no amor um pelo outro. TYL.
4 maneiras pelas quais orar juntos no casamento pode mudar vidas
Muitas vezes subestimamos a oração e a diferença que ela faz. Toda vez que você e seu cônjuge oram separadamente um pelo outro, grandes coisas acontecem em seu relacionamento. A oração é realmente poderosa. Mas quando vocês oram juntos no casamento, esse poder aumenta tremendamente, e os resultados também. Ir a Deus em oração pelo seu casamento — como um casal — beneficia seu casamento de várias maneiras:
No dia em que você e seu cônjuge se casaram, vocês se tornaram um aos olhos de Deus. Daquele momento em diante, no entanto, ainda há um processo de se tornar um em suas vidas cotidianas. A vivência dessa unidade não acontece simplesmente; leva tempo e esforço.
A coisa mais difícil sobre o casamento é que há duas pessoas nele. Se você estivesse apenas tentando resolver as coisas sozinho, certamente conseguiria fazer um bom trabalho. Mas no casamento, você tem que mesclar seus sonhos, desejos, atitudes, suposições, necessidades e hábitos com os do seu cônjuge. O esforço para fazer isso pode causar conflitos. Quando você ora com seu cônjuge , você é atraído para a unidade com Deus e, como resultado, um com o outro.
Assim como a intimidade física reafirma sua unidade, orar juntos também o faz. Quando vocês oram como um casal, vocês não estão apenas se comunicando com Deus, mas também um com o outro. Vocês podem aprender muito um sobre o outro compartilhando pedidos de oração e ouvindo um ao outro orar.
3. Orar pelo seu casamento convida Deus para o seu relacionamento
Para que um casamento dure, seja feliz e gratificante, três partes precisam estar envolvidas: o marido, a esposa e o Senhor.
Todos os casamentos têm problemas porque são feitos de duas pessoas imperfeitas . Mas se você adicionar a presença de um Deus perfeito, então você tem possibilidades ilimitadas de se aproximar do que Deus pretendia para o casamento. Se isso acontece é determinado pela frequência e fervor com que Deus é convidado para o seu relacionamento. Quanto mais vocês orarem juntos, mais verão Deus fazer grandes coisas.
Eu sei que orar juntos funciona porque vi seu poder demonstrado em meu próprio casamento. Ao longo dos anos, meu marido e eu lutamos com muitos problemas diferentes e, às vezes, senti que toda a esperança estava perdida. No entanto, naqueles momentos de desespero, Deus interveio; Ele mudou nossos corações e nos ensinou como tornar nosso casamento completo.
4. Orar pelo seu casamento muda os relacionamentos
Através dos altos e baixos de 34 anos de casamento, meu marido e eu mudamos muito para melhor. Não somos perfeitos — longe disso — mas somos a prova viva de que, ao orar pelo seu casamento juntos, seu relacionamento pode mudar. Um marido e uma esposa certamente não podem mudar um ao outro, e eles nunca podem mudar tanto quanto gostariam. Mas Deus pode mudar os dois se eles O convidarem para fazer isso. Não importa quais lutas um casal tenha, se eles continuarem orando juntos, eles podem ver as coisas mudarem.
Se você ou seu cônjuge se sentirem desconfortáveis ou envergonhados orando em voz alta na frente um do outro, não desanime. Muitas pessoas já se sentiram assim e superaram. Peça a Deus para ajudá-lo. Peça a Ele para ensinar você e seu cônjuge a orar juntos pelo seu casamento para que vocês possam ter o relacionamento que Ele quer que vocês tenham.
Maneiras de orar juntos no casamento
O trecho a seguir vem do livro When Couples Pray Together , de David e Jan Stoop. Nele, eles abordam o que fazem como casal quando oram juntos.
1. Orem uns pelos outros
Uma premissa básica a ter em mente é a importância de orar uns pelos outros. Embora a Bíblia não diga diretamente, “Maridos e esposas, orem uns pelos outros”, ela diz em Tiago 5:16 que devemos “orar uns pelos outros para que vocês sejam curados”. Isso certamente inclui maridos orando por esposas e esposas orando por maridos. Um casal disse, “Toda vez que oramos juntos, começamos orando uma bênção um sobre o outro. Fazemos isso para edificar nosso cônjuge e fazê-lo se sentir amado”.
Uma das coisas que fazemos é encontrar diferentes orações na Bíblia e então concordar em orá-las um pelo outro. Por exemplo, uma das nossas favoritas é uma oração que Paulo orou pelos filipenses. Ele escreveu:
“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda percepção, para que sejam capazes de discernir o que é melhor, e sejam puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo” ( Filipenses 1:9-10 ).
Descobrimos que esta oração é uma bela expressão do que queremos vivenciar em nosso casamento. Muitas vezes a usamos como nosso verso tema para os retiros de casais que lideramos. Aqui está a maneira como Dave oraria isso para Jan:
“Pai, eu oro por Jan, para que seu amor aumente cada vez mais em conhecimento e profundidade de percepção, para que ela seja capaz de discernir o que é melhor e seja pura e irrepreensível até o dia em que Cristo retornar.”
Você pode querer ler as cartas de Paulo e outros livros da Bíblia, procurando orações que vocês possam orar um pelo outro. Esta pode ser uma maneira muito significativa de orar pelo seu cônjuge. Se você não usa essas orações quando realmente ora com seu cônjuge, então mostre a passagem a ele e explique que você está dizendo essa oração por ele ou ela.
2. Orem juntos em silêncio
Com muita frequência, os casais acreditam que estão rezando juntos somente se estiverem rezando em voz alta. Lembre-se de que a chave é orar intencionalmente juntos. Quando discutimos isso com grupos de casais, sugerimos que eles comecem rezando silenciosamente.
Aqui estão as diretrizes: Primeiro, sentem-se juntos e deem as mãos. Vários casais comentaram sobre a importância de se tocarem enquanto oravam juntos. Em seguida, conversem sobre algumas de suas preocupações mútuas como casal. Então, ao terminar a conversa, um de vocês deve dizer ao outro: "Vamos orar sobre essas coisas". Finalmente, passem algum tempo em oração silenciosa juntos. Quem terminar primeiro deve apertar a mão do parceiro ou parceira como uma forma de dizer: "Terminei". Quando a outra pessoa termina, ela aperta de volta.
Parabéns! Vocês acabaram de orar juntos. Depois de fazer isso por um tempo, você pode dizer “Amém” em voz alta ao terminar, apertar a mão do seu parceiro e então esperar que ele ou ela diga “Amém”.
3. Termine a oração silenciosa em voz alta
A segunda maneira de orarem juntos é uma extensão da que acabamos de descrever. Ela nos leva um passo adiante para nos tornarmos mais abertos e confortáveis orando juntos. Em vez de simplesmente terminar sua oração silenciosa com um "Amém" verbal, concorde que, após um aperto de mão, a outra pessoa terminará sua oração silenciosa em voz alta.
Isso não precisa ser profundo. Simplesmente diga algo que expresse gratidão e louvor pelo conhecimento de que Deus está presente com você e que ele não apenas ouve suas orações, mas também conhece e ouve as necessidades mais profundas de seus corações. Ou agradeça a Deus por estar presente com você tanto no seu tempo de conversa quanto no seu tempo de oração.
4. Escreva sua oração
Primeiro, escreva uma oração curta e simples que seja significativa para você. Faça isso longe do seu parceiro. Então, reúnam-se e leiam sua oração para seu parceiro. Depois que ambos terminarem, vocês podem querer discutir suas respostas positivas às orações um do outro e como foi para vocês ouvirem um ao outro falar com Deus. Ou leiam juntos algumas das orações que incluímos no final de cada capítulo.
5. Ore enquanto fala
Essa abordagem para orar juntos significa simplesmente que apoiamos nossa conversa e conscientemente incluímos Deus no processo. Como casal, vocês podem simplesmente parar no meio da conversa e sugerir: “Vamos orar um momento sobre isso.”
Se vocês estiverem no estágio silencioso de orar juntos, orem silenciosamente sobre o que acabaram de falar. Se vocês estiverem verbalizando suas orações, vocês podem simplesmente reconhecer que Deus é parte da sua conversa.
Por exemplo, quando falamos sobre uma preocupação que temos, um de nós pode simplesmente dizer: "Senhor, você está aqui ouvindo enquanto falamos, e queremos reconhecer sua presença e pedir sua ajuda com esta situação." Até isso pode ser simplificado, ou a outra pessoa pode adicionar uma ou duas frases em oração. Raramente dizemos "Amém" quando fazemos isso — apenas voltamos à nossa conversa. Com o tempo, o lugar de Deus em sua conversa se tornará mais natural, e você se tornará mais consciente de sua presença.
6. Orem juntos em voz alta diariamente
Isso é o mesmo que nossas sugestões anteriores, exceto que agora você está confortável o suficiente para verbalizar sua oração na presença de seu cônjuge. Em nosso questionário, pedimos aos casais que nos contassem como eles passaram de orar silenciosamente juntos para orar em voz alta (ou seja, foi difícil?). Queríamos saber se os casais conversaram sobre isso antes ou se simplesmente aconteceu.
Ficamos surpresos quando vários deles, como o casal que mencionamos anteriormente, responderam: “Abrimos a boca e dissemos…” Nós rimos, mas na verdade tudo se resume a essa abordagem: abrir a boca e dizer em voz alta o que estamos orando por dentro.
Ao longo dos anos, à medida que nos tornamos mais confortáveis em verbalizar nossas orações juntos, expandimos nosso tempo de oração noturna para outros momentos do dia. Quando estamos juntos, um de nós pode sentir a necessidade de orar, então paramos e oramos. É mais apenas uma parte da nossa conversa, mesmo que ainda estejamos propositalmente parando para orar juntos.
7. Pratique a Oração “Vulnerável”
Esse tipo de oração em conjunto é o que achamos que a maioria dos maridos (e algumas esposas) teme, e é o que temos em mente quando falamos sobre orar em conjunto. É difícil, e certamente não sugerimos começar dessa forma. Na oração vulnerável, oramos sobre nós mesmos na presença do nosso cônjuge. Junto com a oração, "Senhor, ajude-nos" ou "Senhor, ajude-os", oramos, "Senhor, ajude-me".
Quando oramos dessa forma, ficamos confortáveis o suficiente um com o outro para podermos discutir franca e honestamente nossas fraquezas, fracassos e lutas e falar abertamente com Deus na presença de nosso cônjuge. Esse tipo de oração é listado por último, não porque seja o melhor, mas porque é o mais difícil.
Alguns casais podem nunca orar dessa forma, enquanto outros se sentem muito confortáveis orando dessa forma e sentem que esse tipo de oração juntos realmente aumenta sua intimidade espiritual. Lembre-se, no entanto, de que o objetivo não é orar vulneravelmente juntos; é simplesmente orar juntos consistentemente.
Começando a orar juntos no casamento
Aqui estão oito sugestões para começar a orar juntos que nos foram dadas por outros casais. Elas vieram de suas próprias experiências e lutas quando começaram a orar juntos.
1. Tire o tempo que você precisa
Tire o tempo necessário para conversar um com o outro sobre seus pensamentos e sentimentos sobre a oração e orar juntos. Faça isso sem pressionar um ao outro ou tentar fazer o outro se sentir culpado. Veja se vocês conseguem concordar que isso é algo que ambos querem no seu casamento. Fale sobre seus medos da forma mais aberta possível. Fale também sobre suas expectativas antecipadamente para que elas não o enfraqueçam mais tarde.
2. Coloque isso na sua agenda
Escolha um horário específico e comprometam-se um com o outro a começar a orar juntos naquele horário. Vocês nunca começarão a orar juntos regularmente se não fizerem esse compromisso definitivo com um horário específico e combinado. Reservar um tempo para orar é mais fácil quando você o agendou em seu calendário.
3. Se você perder um dia, não se estresse
Quando vocês começarem a orar juntos em seu casamento, não fiquem chateados se perderem um dia. Se perderem um dia, simplesmente comecem de novo no dia seguinte. A consistência virá com o tempo. Livre-se do problema aqui.
4. Atribuir funções
Decida quem fará o quê. Por exemplo, quem decide onde vocês vão orar juntos? Quem lembra o outro que é hora de orar juntos? Os casais relataram que não podiam simplesmente se comprometer com um horário e então presumir que ambos se lembrariam. Ajudou que uma pessoa assumisse a responsabilidade de dizer: "Ei, é hora de orarmos juntos". Foi interessante notar que, para os casais que tiveram sucesso, foi mais frequentemente o marido que os lembrou.
5. Comece na sua zona de conforto
Comece onde ambos se sintam confortáveis. Isso significa que se apenas um de vocês se sente confortável orando em voz alta, então vocês não começam ali, pois ambos não se sentem confortáveis naquele lugar. Se um de vocês insiste que orem juntos silenciosamente, então ambos podem se sentir confortáveis naquele lugar, e é aí que vocês começam.
6. Defina um limite de tempo
Foi surpreendente quantos casais fizeram esse ponto. “Nada de orações longas e prolixas”, eles disseram. Uma esposa escreveu: “Nada de monólogos longos com quatorze itens neles!” Outro casal sugeriu: “Primeiro comece pequeno e cresça a partir daí. Qualquer um pode padronizar cinco ou dez minutos em suas vidas, em vez de uma hora.” Outro casal disse: “Comece com cinco minutos e então gradualmente, com o tempo, veja o que acontece. Não tente levar muito tempo quando começar.”
7. Não Pregar
Concordem no começo que nenhum de vocês pregará em suas orações. Nada pode parar o processo como usar o tempo para orar juntos para pregar ao seu cônjuge ou fazer sugestões em sua oração. Às vezes, apenas fazer disso uma regra dará ao cônjuge relutante a liberdade de começar, pois um medo comum é que o cônjuge use esse tempo para pregar em vez de orar.
8. Duplique sua oração
Um marido sugeriu: “Comece com uma lista de coisas sobre as quais você quer orar. Isso pode ser feito individualmente ou em conjunto. Então, ore individualmente sobre seu tempo de oração juntos antes de realmente se reunirem para orar.”
Comentários